E-COMMERCE É UMA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÃO

E-COMMERCE É UMA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÃO

17 de março de 2021 Marketing Digital 0
Marketing digital para e-commerce

Plataforma configurada, produtos cadastrados, descrições TOP, imagens super otimizadas, sistema ERP alinhado, frete ok, Google Merchant e Catálogos do Facebook 100% funcionando, integração com marketplaces feita… pronto, agora é só bombar de visitantes no site em uma segmentação inteligentíssima que vai explodir de pedidos, bom.. muitos empresários vêem que pode não ser ou não foi bem assim.

Lembra dos últimos produtos que você comprou pela internet? O que o levou a comprar da empresa que você comprou? Bem provável que você já tinha alguma relação ao menos visual com algumas dessas empresas, esse é um caminho de conversão muito comum nos e-commerces, as pessoas seguem as páginas, interagem com os produtos por um tempo e no momento de decisão ainda pesquisam como tem estado a reputação da empresa nas avaliações pela internet. A venda do e-commerce acontece através de relações construídas.

Não estamos querendo dizer que não existe mais aquele tipo de conversão que a pessoa sente a “dor” e no instante seguinte já vai buscar pelo produto, vai comparar alguns players e vai comprar em seguida, essa conversão existe sim e quem trabalha com mercados com essa característica sabe o quão é disputada e cara uma conversão desta, inclusive é comum que essas empresas - após alcançarem certa consolidação nas suas conversões, busquem começar sua relação com o cliente em partes mais iniciais da jornada com o produto.

Ou seja, a busca pela construção de relação parece ser inevitável.

Diversas empresas investem pesado na aquisição de clientes, não olham só para a conversão, mas sim no novo cliente e seu valor vitalício, capricham no seu atendimento para que a próxima conversão aconteça de forma direta e não mais através de um cpc altíssimo ou uma taxa pesada de marketplace. Um bom relacionamento com o cliente pode aumentar seu ticket médio e pode aumentar o número de pedidos que ele faz ao longo do tempo (e consequentemente o LTV).

Pois é… a relação não é importante apenas antes da conversão, mas sim após a conversão também.

Um bom relacionamento e prestação colabora até mesmo com a geração de novos conteúdos para as suas redes, a famosa prova social, mostrar a satisfação dos seus clientes e bons testemunhais ajuda muito na construção de novas relações. Temos assim o fechamento de um ciclo positivo.

Sim, a construção de relação é fundamental.

Tenha em mente que antes da compra efetiva do produto/serviço, o cliente vai ter que se conectar com a sua marca, isso pode acontecer de diversas maneiras, mas sempre onde se gera e se atribui relevância, onde se firma autoridade no que está sendo oferecido.

As campanhas e os impulsionamentos vão apenas exponenciar seu alcance, se sua empresa já tem fortes relações construídas, as plataformas vão te ajudar a divulgar isso para mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Olá! Posso te ajudar em algo?