Anunciar na internet não é apenas distribuir banners
De uma maneira bem simplista poderíamos dizer que banners nos sites são como, panfletos na internet, talvez o objeto de analogia mais próximo de um anúncio gráfico online seja o panfleto mesmo, pois olhando pelo simples ponto-de-vista de peça de publicidade, os dois podem compartilhar muitas características como o formato (geométrico), mensagem promocional, exposição da marca, entre outros. Porém apesar da coincidência de características, um banner em um site não pode ser tratado como um panfleto.
Primeiramente é válido deixar claro, publicidade offline funciona e com elas podem surgir ótimas estratégias de campanhas, combinando online e offline. A pretensão neste post é provocar a revisão de como suas campanhas online (principalmente gráficas) estão sendo tratadas, há uma estratégia ou os banners dos seus produtos estão sendo apenas distribuídos em vários sites?
E a provocação do tema partiu da ideia de, fazer analogia com o panfleto, porque ao contrário do que na distribuição de panfletos, os anúncios de seus produtos pela internet pode ser super segmentado, e vai além da idade ou gênero, eles podem ir direto no interesse da pessoa, ou mais além, podem atingir a pessoa no momento certo em que ela quer o produto. Criação de Personas e a Jornada do Cliente, são conceitos interessantíssimos para ter uma melhor compreensão das estratégias online que seu negócio pode ter, inclusive é acessível e extremamente recomendável para que pequenas empresas também o utilizem.
Talvez o principal conselho aqui, seja de mudar a forma como cada canal de publicidade é tratado e como suas estratégias são pensadas. Se a distribuição de flyers ou exibição em outdoors deu muito certo em um determinado período sazonal, pode ser que o reforço na mídia online no mesmo período de certo, ou não! O fato é que são canais diferentes, com distribuição diferentes e que impactam em momentos diferentes, logo se torna muito sugerível que eles não tenham o mesmo tratamento.