CONTRATAR AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL, FREELANCER OU CLT?

CONTRATAR AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL, FREELANCER OU CLT?

15 de fevereiro de 2021 Marketing Digital 0
Três portas fechadas ilustrando um momento de decisão, pois é comum haver esse momento de escolha nas empresas.

CONTRATAR AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL, FREELANCER OU CLT?

Somos agência e partindo dessa premissa é esperado uma certa parcialidade vinda de nós referente ao assunto acima, mas nesta postagem vamos manter o máximo da imparcialidade mostrando uma perspectiva de prós e contras de cada caso. Vale lembrar que cada empresa é única e o melhor caso pode variar de uma para outra, porém há uma tendência de compatibilidade maior com os casos abaixo de acordo com a estrutura e o momento que cada negócio está.

É corriqueiro passar por esse questionamento em uma empresa, se é melhor contratar alguém especialista para fazer uma determinada função, se contrata uma agência para suprir essa e outras necessidades, ou se sai à caça de freelancers para atender cada caso especificamente. Inclusive pode haver casos em que seja interessante combinar as alternativas, como contratar uma agência para cuidar das Mídias Sociais mas deixar as artes e toda identidade visual sendo produzida por alguém que já é da casa. 

Vamos lá para os prós e contras, começaremos com a alternativa mais flexível de se contratar, o famoso freela:

 

  • Freelancer, aquele profissional que presta seus serviços de maneira pontual, sob demanda, geralmente sem contrato e comumente sem nota também.
    • Prós: Flexibilidade de contratação, facilidade na contratação e podem ter preços bem abaixo do mercado (varia com experiência/portifólio).
    • Contras: A forma de trabalho varia muito e pode ser bem incompatível com a empresa, pode ser difícil ter uma boa gestão de muitos freelancers ao mesmo tempo, e pode não atender quesitos fiscais (como não poder emitir NF ou RPA). 

Os Freelancers são uma alternativa bem interessante principalmente para novos negócios que ainda não podem assumir muitos compromissos trabalhistas, assim como não podem assumir contratos longos. O fato de poder contratar pontualmente para execução de tarefas específicas também ajuda a dar uma folga nas despesas ao longo do tempo.

 

  • Contratação de funcionário com regime trabalhista (CLT), esse profissional terá o compromisso legal com a empresa assim como a empresa (principalmente) terá com ele. 
    • Prós: Maior disponibilidade, maior enraizamento com a empresa e gestão mais facilitada.
    • Contras: Maior custo, dificuldade de encontrar profissionais para áreas específicas e dependência destes quando os tem, pouca flexibilidade de contratação.

A contratação de funcionários especialistas na área de marketing digital é uma ótima alternativa quando a empresa está montando uma house, que no caso é como se fosse uma agência de marketing dentro da própria empresa, isso ocorre principalmente quando se trata de um grupo empresarial onde o volume de demandas específicas começam a empilhar.

 

  • Agência de Marketing Digital, a relação e os serviços prestados variam muito de agência para agência, elas podem assumir toda a parte de marketing digital da sua empresa, como podem assumir áreas específicas.
    • Prós: Pode haver flexibilidade de contratação, pode ser uma alternativa mais barata e flexível do que CLT e pode suprir a escassez de algum tipo de profissional na empresa. 
    • Contras: A forma de trabalho pode ser incompatível com a empresa, pode ser uma alternativa cara da mesma forma que pode ser mais barata do que CLT, a disponibilidade das agências tendem a ser menor pois elas fazem gestão de várias empresas.

Formar uma equipe de marketing digital pode ser muito custoso e até mesmo inviável de se fazer diante de uma indisponibilidade de profissionais técnicos no local, nesse caso a agência cai como uma luva pois ela pode suprir a demanda e talvez até sair mais barato no fim. 

 

Como dito anteriormente, cada situação muda muito de compatibilidade ou viabilidade de acordo com o momento de cada negócio, se está no início, se precisa cortar gastos, se não pode ficar sem um determinado tipo de profissional, enfim… Cada empresa é dotada de características totalmente subjetivas, há inclusive a possibilidade de ter funcionários, agência e freelas coabitando a mesma empresa.

Outro ponto bastante relevante a se lembrar é que bons e maus profissionais, boas e más experiências de trabalho/prestação de serviços existe em todos os lugares, independente da forma de contratação. Por isso é muito que as relações são muito singulares de empresa para empresa.

Esperamos poder ajudar a analisar o que você precisa na sua empresa com os pontos aqui levantados. Se você estiver nesta situação e precisa de ajuda para analisar seu cenário, estamos a disposição.

Entre em contato conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Olá! Posso te ajudar em algo?