O APP DO GOOGLE ADS E SUAS AVALIAÇÕES NEGATIVAS
Resolvemos falar sobre esse assunto, pois tem sido recorrente as experiências negativas a nós relatadas, e se você acessar a página de avaliações do app do Google Ads na Play Store, pode até se desencorajar a testar os anúncios porque há alguns relatos realmente complicados. Fato é que o Google Ads funciona e ele pode trazer bons resultados, mas há uma série de variáveis que tem que ser consideradas caso a caso, desde às características do mercado, estratégias ou o tipo de resultado que você quer obter.
(Esta postagem leva em consideração os recursos do app até a data que a postagem foi feita.)
Até então, no aplicativo do Google Adwords é possível fazer uma série de atividades de gerenciamento das campanhas, porém só de campanhas existentes. Essas atividades em geral são: mudar orçamento, ativar/pausar campanha, grupos e anúncios, aplicar sugestões feitas pela ferramenta, adicionar ou negativar palavras-chave e criar/editar anúncios. Em relação à rotina de otimizações no gerenciamento de Google Ads é possível fazer várias tarefas, ainda assim o aplicativo fica mais como um “suporte móvel”, visto que no desktop é possível trabalhar com uma quantidade de informações e recursos simultâneos bem maior, o que ajuda muito no dia-a-dia de trabalho.
Porém… aqueles que têm sua primeira experiência em anunciar na ferramenta pode se deparar com um cenário não muito satisfatório. Quando você anuncia pela primeira vez no Google Ads e tenta fazer isso através do aplicativo, você é convidado primeiro a se inscrever pelo site e é direcionado para o navegador (que vai te convidar para baixar o app novamente…oi?), no processo de inscrição no Google Ads pela primeira vez você terá duas opções, começar o processo de criar a campanha ou clicar no link “Alternar para modo especialista” o qual vai habilitar todos os recursos da plataforma, porém esse modo pode ser um tanto confuso para quem não é da área, e seguindo o processo de criação da primeira campanha você estará criando uma campanha express, que não tem todas as configurações abertas mas mesmo assim pode alcançar um resultado legal, isso vai depender muito do refinamento que você der à campanha através das segmentações, palavras-chave e etc.
E é exatamente nesse ponto da campanha express que é gerada a maior parte das más experiências com o Google Ads, pois dependendo das segmentações e do mercado, pode haver um grande consumo e até mesmo geração de resultados que não tem relação com o negócio. Isso não quer dizer que não é possível fazer uma boa campanha express, sim é possível, mas a segmentação tem que estar super bem refinada, a lista de palavras-chave não podem estar muito abrangente e é recomendado acompanhar de perto nas primeiras semanas para negativar o máximo de termos não pertinentes. Desta forma temos uma chance menor do aplicativo “comer todo o saldo” sem resultado, mesmo assim se ocorrer, é fundamental entender porque ocorreu essa veiculação agressiva.
Por fim, recomendamos a utilização do aplicativo para ajustes pontuais de qualquer lugar, contudo o acesso à plataforma do Google Ads via desktop pode ser essencial para você poder estruturar campanhas um nível acima e talvez a sua concorrência exija que você esteja nesse nível para competir à altura. Se você não tiver acesso à um desktop você pode acessar todos os recursos pelo navegador do celular.
Gestão de Google Ads é uma das especialidades de consultoria e assessoria da MacroAdx. Se você está precisando de uma equipe especializada trabalhando com seus anúncios pagos, entre em contato conosco.